20 de fev. de 2009


ARRASTA A SANDÁLIA. ARRASTA ATÉ GASTAR.

Dizem que ela voltou americanizada, européia, oriental...Nos pés de pessoas mais humildes elas eram comuns. Não tinham cheiro e nem soltavam as tiras. É claro que já dá pra saber do que estou falando. Delas, que tem uma história de vida fantástica: as Havaianas. As legítimas.

Bicolores, com grafismos, com salto, cravejadas de ouro ou diamantes, elas viraram um case de marketing. Saíram dos pés calejados de trabalhadores, para conquistar pés com calos bem mais tratadinhos e exigentes. A sua simplicidade passou a atingir diversos públicos. E pensar que, houve um tempo, ela era usada como ferramenta funcionalíssima para deixar os rejuntes de azulejos perfeitinhos. Muito vi pedreiros tendo a velha havaianas, que já estava "meia-sola", virar ferramenta de trabalho.

Não vou contar aqui o que todos sabem sobre a vida dela, desde os balaios de mercadinho, até a loja nos Jardins e o sucesso mundial. Resolvi falar nela porque é sinônimo de praia. E pensar que já a deixamos de lado pra usar aqueles chinelões pesados e espessos da West Coast. Vai dizer que não usou um? Foi febre de muitos verões. Diga-se de passagem, uma havaianas simples e tradicional é um luxo perto daqueles 3 cm de chinelão. E até as gatinhas usavam.

Passou. Mas a moda é assim. E as Havaianas ultrapassaram a moda. Estão nos verões do mundo inteiro e até já viraram "havies" em lugares como a Austrália. Por aqui, já são orgulho nacional, símbolo tropical e obrigação no seus armários da cidade e da praia.

Porquê mesmo resolvi escrever sobre as Havaianas? Porque se tem uma coisa que vamos usar no Pacific a partir de 2010, essa coisa é um bom par delas. Por enquanto, temos uma 29/30, uma 35/36 e outra 42/43. Gastaremos muita borracha por lá. Quem sabe a Báril não lança uma temática numa festa de entrega de chaves. Tô até vendo aquele flamingo do logotipo estampado numa legítima. Salta uma 42/43, 35, 29.......Uma ótima lembrança.

Enquanto o Pacific não está permitindo umas arrastadas de chinelo, enfeite, borde, pinte e não vá pra avenida ou salão sem as suas legítimas. Mesmo que que seja só pra fazer um charme antes de subir na plataforma pra sambar.

Bom Carnaval pra todos.


Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.