7 de mai. de 2009

ENQUANTO ISSO EM PORTO ALEGRE...

Uma nova série de "posts" vai nos fazer
ficar por Porto Alegre enquanto o Pacific
não nos brinda com novidades ou surpresas.
É claro que não deixaremos o tema principal
desse blog de lado. Na maioria dos casos, 
o tema é daqui, mas por algum detalhe 
sempre acaba combinando com o Pacific.

Falaremos então da artista plástica e designer
Roseli Jahn.

No Restaurante Lorita - na Castro Alves, 678 - flores e louças repousam em plácidas e desconcertantes composições. Há flores nos vasos, perfumando e embelezando o ambiente, assim como há flores nas superfícies das telas e dos papéis, ora facilmente identificáveis, ora mergulhadas em meio às suaves ou febris linhas do desenho. Há ainda a louça, cuidadosamente posta sobre as mesas, aguardando os apreciadores da excelente gastronomia que a casa oferece. 
Mas há também louças em curioso equilíbrio: potes sobre pratos; pratos sobre tijelas; pratos sobre pratos, sobre muitos pratos, dando forma a suntuosos abajures e vasos. Vasos que, por sua vez, abrigam flores... Nessa enredada cadeia, um encontro inusitado de formas, de funções e de conceitos, cujo resultado não poderia ser outro: surpreendente. A maestrina desse retumbante e, ao mesmo tempo, silencioso concerto é Roseli Jahn, artista que há anos vem desenvolvendo uma instigante poética, no cruzamento entre as artes visuais e o design.

Currículo Resumido


Como Artista Plástica seu trabalho manifesta-se em várias técnicas, mas a do desenho vem sendo sua expressão principal – e com ele e com a xilogravura obteve prêmios no fim dos anos 70.

Trabalhou com restauração e conservação de obras de arte assessorando o Professor Ado Malagoli. Nessa atividade, com o respaldo da UFRGS, destacou-se a revisão do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e nele em especial a restauração da obra “Menino do Papagaio”, pintura do artista José Cândido Portinari.

Como designer, destacam-se a experiência com acessórios – bijuterias e jóias, peças de vidro e de cristal e, com cristal de murano desenvolveu uma coleção assinada para a Arcade, Itália.

Além das atividades de artista plástica e de designer, ministra cursos, palestras e consultorias.








Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.