16 de mar. de 2010

PISE FIRME. DECIDA FIRME.

Antes de definir o revestimento para sala, quarto, cozinha, banheiro e área externa, conheça as vantagens e desvantagens de cada material e escolha entre estas 20 opções a que mais combina com seu estilo e bolso.

Áreas externas:
Varanda com vasos, borda e entorno da piscina, jardim de entrada. Qualquer que seja o espaço do lado de fora da casa, o ideal é ter um chão que não escorregue. “Adoro o resultado dos revestimentos rústicos, como o ladrilho hidráulico”, afirma o paisagista Gilberto Elkis. Mesmo que seu estilo seja moderno na sala, adote sem receio um material rugoso, porém de fácil limpeza, no jardim.

Banheiros e lavabos:
A umidade é a grande vilã nos espaços com banho. E, já que a metragem é reduzida, dá para selecionar um piso mais caro. Em seus projetos, a arquiteta Fernanda Marques investe em produtos naturais e de textura agradável, como o limestone, e em pedras nobres, como o mármore. Para um clima descolado, vale pesquisar entre os pisos cimentícios e as coloridas pastilhas de vidro.

Cozinhas e áreas de serviço:
O vai e vem intenso e a presença de alimentos e produtos químicos sinalizam a necessidade de pisos resistentes, como pedras pouco porosas e porcelanatos. “O granito é uma excelente aposta. Nessas áreas, são altas as chances de derrubar peças pesadas, produtos de limpeza e alimentos ácidos, que podem estragar um revestimento delicado”, diz a geóloga Maria Helena Frasca, do IPT.

Pisos para salas e quartos:
Automaticamente pensamos em móveis e tecidos para decorar os espaços sociais e íntimos. Mas existe uma etapa anterior tão importante quanto: determinar o piso. “Gosto de revestimentos claros, que ampliam o ambiente. Só que, às vezes, vale a pena recuperar o material existente. Madeira é uma boa solução para moradores que prezam o aconchego”, explica a arquiteta Christina Hamoui.

Fonte: Casa Claudia Jan. 2010

Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.