16 de mar. de 2010

PISE FIRME. DECIDA FIRME.
SALAS E QUARTOS.

Tábuas de madeira (de 140 a 490 reais o m² instalado) . Prós: proporcionam acabamento uniforme e bom conforto térmico. Por ter comprimentos de até 6 m, as pequenas imperfeições do contrapiso não prejudicam a instalação. Pede uma camada de proteção de verniz ou resina. Contras: custo mais alto do que o de taco e laminado. Umidade e incidência solar constantes podem estragar o piso. Na foto: réguas de ipê fixadas com cavilha por 270 reais o m² instalado na RB Pisos.

Laminado (de 50 a 85 reais o m² instalado) . Prós: o encaixe das réguas se dá pelo sistema macho e fêmea, sem precisar de parafuso para fixar no contrapiso. Reproduz o aspecto da madeira natural e dispensa a aplicação de resina. Preço menor se comparado à madeira. Contras: se cair água em abundância e não for removida rapidamente, ocorre o inchamento da peça (e ela não volta ao estado original). Na foto: da Eucafloor, a linha Prime (52,50 reais o m² instalado) oferece três padrões de cor.

Mármore travertino romano (de 200 a 795 reais o m²). Prós: atrai pela durabilidade e, assim como a madeira, reforça o toque rústico do ambiente. Não precisa ser impermeabilizado nas áreas internas da casa, mas a versão polida ou preenchida com resina facilita a limpeza. Contras: custo elevado e, no caso da pedra bruta, os orifícios podem acumular sujeira. Na foto: com placas de 50 x 50 cm, o m² do travertino romano bruto sai por 465 reais na Pedras Morumbi.

Tacos de madeira (de 110 a 190 reais o m² instalado) . Prós: têm uma agradável sensação térmica. Permitem a composição de desenhos e são mais baratos do que as tábuas. Contras: a variação de tonalidade entre as peças não agrada quem busca um revestimento uniforme. Pode descolar se o contrapiso for mal executado, ou a cola, mal aplicada. Na foto: tacões de cumaru (10 x 40 cm) custam 165 reais o m² instalado na Pau Pau.

Madeira de demolição (de 210 a 380 reais o m² instalado) . Prós: essa é a aposta certa para quem gosta de um clima rústico e acolhedor. Por ser um material antigo, costuma estar bem seco e trabalhado – logo sua resistência é alta, e as chances de trinca, mínimas. Contras: impermeabilizada, a peça perde um pouco do aspecto natural. Sem essa proteção, ela pode manchar. Na foto: tábuas de peroba valem 325 reais o m² instalado no Empório dos Dormentes.

Próxima semana: Cozinhas e áreas de serviço.

Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.