25 de mar. de 2010


PISE FIRME. DECIDA FIRME.
COZINHAS E ÁREAS DE SERVIÇO.

Porcelanato polido (de 59 a 700 reais o m²). Prós: as versões retificadas, com extremidades bem retas, só necessitam de rejuntes estreitos, de 1 a 2 mm. Assentamento de fácil aplicação e limpeza também. Contras: essa variação do porcelanato é a mais cara e na qual a sujeira aparece mais, como a do solado do sapato. Produtos químicos fortes podem remover a película protetora. Na foto: porcelanato polido Zeus (60 x 60 cm), da Gyotoku.

Granito (de 80 a 500 reais o m²). Prós: pedra de alta resistência, portanto muito usada em cozinhas. Recomenda-se a versão polida impermeabilizada, que fecha os poros do material e impede manchas. Contras: mais caro do que o porcelanato. Sua superfície fria o torna desaconselhável para regiões de inverno muito rigoroso. Na foto: granito Andorinha (à esquerda) vale 180 o reais m², e o Branco Paris, 230 reais o m².

Porcelanato de alto brilho (de 64 a 351 reais o m²). Prós: dá elegância ao ambiente, assim como o mármore, mas tem um custo menor do que a pedra. As peças apresentam alta resistência mecânica, logo são indicadas para áreas de alto tráfego. Contras: placas de grandes dimensões ainda são muito caras e exigem um cuidado maior no transporte e na aplicação. Na foto: o porcelanato de alto brilho Sépia (60 x 60 cm), da Eliane, vale 199,43 reais o m².

Pastilha de porcelana (de 50 a 200 reais o m²). Prós: fácil de limpar, se apresenta em inúmeros acabamentos: esmaltado, fosco, rústico e metalizado. Tem baixa absorção de água e cartelas com as peças teladas que ajudam na instalação. Contras: recomenda-se aplicador especializado (pastilheiro). A grande quantidade de rejunte dificulta a limpeza. Na foto: da coleção Arena, da Jatobá, as pastilhas na cor Caramel custam 180 reais o m².


Ladrilho hidráulico (de 6 a 60 reais a peça) . Prós: funcionam como um elemento decorativo, como tapete no centro da cozinha ou moldura. A fabricação artesanal possibilita a personalização – do desenho às cores. Contras: quanto mais complexo o desenho e maior o número de cores, mais caro o ladrilho. Por ser poroso, é necessário proteger bem até a finalização da obra. Na foto: as placas (30 x 30 cm) vêm com o patchwork pronto. Na Ibiza, 60 reais, a peça.

Próxima semana: Banheiros e lavabos.

Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.