21 de abr. de 2009

Cuidado, só eles podem comer sobre a mesa.


ETIQUETA NA COLEIRA

Cachorros, gatos, coelhos e outros bichos são fofos, amigos e divertidos. Mas na hora de ter algum animal em casa ou no apartamento, é preciso levar em consideração que seus vizinhos não têm a obrigação de amá-los na mesma medida. Por isso, algumas regras de boa vizinhança são muito bem-vindas. Conforme os adestradores, a boa educação de um bicho doméstico está diretamente ligada à de seu dono. Conheça algumas dicas de etiqueta para quem tem bichinhos em casa:

- Respeite as regras do condomínio referentes a animais domésticos.

- Ao passear com cachorros, sempre coloque a coleira - é impossível prever se algo pode surpreender o animal e qual será a reação dele.

- Recolha sempre as fezes do cachorro e nunca os deixe urinar em áreas particulares. Jardins de vizinhos também são jardins. Dê preferência para gramas simples e não deixe o cão subir em arbustos ou plantas mais frágeis. Seu cão, independente do tamanho, não deve deixar rastros nos jardins dos vizinhos.

- Em prédios, dê preferência ao elevador de serviço (e leve o animal no colo). Saídas de serviço são ideais para que os "cães moradores" entrem e saiam de forma discreta, sem passar por entradas sociais que não foram feitas para eles frequentarem.

- Ainda nos elevadores ou áreas comuns, mantenha seu cão afastado de pessoas que você ainda não sabe se gostam dos bichanos. Não invada o espaço de quem não gosta deles, evitando cheiradas ou lambidas indiscretas.

- Mantenha a vacinação em dia.

- Dê banhos com frequência.

- Imponha limites mesmo dentro da sua própria casa. Outras pessoas não são obrigadas a tolerar latidos, animais que pulam no colo, que se alimentam sobre a mesa etc.

- Os bichanos estão sempre aprendendo e não devem ser ensinados apenas quando pequenos. Caso não consiga mudar hábitos comuns, procure a ajuda de profissionais.

Fonte: Revista Rossi


Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.