21 de jan. de 2010











LISTA DE FÉRIAS.

As férias de um criativo dificilmente
deixam o cérebro descançar ou ficar
100% fora do ar. No meu caso, são
acompanhadas de um bloquinho e uma
caneta, sempre. De filmes, uma câmera
fotográfica, muitas revistas e talvez
um livro. Vale lembrar que gosto muito
de ler, mas os livros prefiro deixar para
o resto do ano. Em casa, minha cabeceira
é bem maior. Nas férias que passaram,
li todas as revistas (e não foram poucas),
vi dois ou três filmes, fotografei bastante
e anotei muita coisa. É esse bloquinho
de férias que listo abaixo. Coisas,
lugares, sites, percepções sem
ordem nenhuma. Aproveitem.

- Trikke. O triciclo que anda com muita ginga de corpo.
http://www.trikke.com.br

- As divertidas bolas infladas que você pode comandar do lado de dentro em plena praia do Laranjal.

- Hotel/Pousada UXUA em Trancoso. Infelizmente não passei esses dias por lá.
http://www.uxua.com

- Loja de decoração catarinese ROKA. Objetos muito bem escolhidos. http://www.rokanet.com.br

- Fran's Café em Balneário Camboriú. Uma surpresa paulista em plena Av. Brasil. Perfeito para uma tarde chuvosa sem praia.

- Bebel Gilberto no ipod.

- Balneário Camboriú. Há alguns anos venho percebendo como tem sido bem administrada. Já é uma grande cidade junto com Itajaí. Tem um comércio de rua invejável, flores impecáveis nos canteiros, bons restaurantes. Exemplo de turismo bem administrado apesar do mar de prédios altíssimos da Beira-mar e da praia pouco encorajadoura para um banho.

- Grupo Almeida Júnior. Administrador e empreendedor do Shopping Balneário e de outros shoppings catarinenses. Ainda nesse ano inaugura o Garten Shopping em Joinville. Para se ter uma idéia, entre muitas outras lojas conhecidas, a megastore de decoração Etna sai do eixo RJ/SP e desce para Santa Catarina. Que inveja.

- As bancas de revistas em Santa Catarina são muito fracas. Poderiam ser melhores e ter maior variedade de "títulos" pelo menos no verão, quando recebem muitos turistas.

- De uma maneira geral, esse ano a "gentiliza" e o "sorriso" catarinense deixaram muito a desejar.

- A característica chuva que não espanta ninguém da praia. Os dias estavam muito quentes e a chuva que vinha quando ainda estávamos na praia não causava a quele efeito "debandada" que estamos acostumados nas nossas praias.

- Os charmosos trapiches que fazem uma ponte das casas até a beira da praia de Mariscal. Conservam as dunas e a vegetação e cada casa faz o seu com muito charme.

- Os terríveis acessos para os banhistas na praia de Mariscal. Lixo, água acumulada, buracos e uma chegada pouco agradável com vista para um mar maravilhosamente verde e quente.

- O inrenacional Museu na cidade de Brumadinho em Minas Gerais. É o Inhotim. Coisa de um empresário rico que resolveu investir em arte e dar um presente para o Brasil e o mundo.
http://www.inhotim.org.br

- A loja Pylones que chega no Brasil com seus coloridos objetos de design.
http://www.pylonesbrasil.com.br

- A despreocupação catarinense. Será que somos rápidos e estressados demais.

- Owl City no ipod.

- Celso Ramos. Lugar lindo que precisa ser melhor tratado. Será que só a praia do luxuoso Ponta dos Ganchos é bem tratada?

- A vista cada vez que subimos o morro em Porto Belo. Mesmo sabendo que lá longe estão Meia Praia e Itapema, é lindo igual.

- A estrada que corta caminho para Balneário Camboriú. Costeando o mar pela belíssima estrada impecavelmente asfaltada e com vistas deslumbrantes até chegar ao Complexo turístico dos bondinhos em Laranjal.

- Maria Gadú no ipod. Timbalaiê....

- KASSIN + 2 no ipod.

- A bela e bem cuidada praça do centro da cidade de Itajaí. Confesso que achava que uma cidade portuária fosse feia e mal cuidada. Não é o caso de Itajaí.

- A surpresa de ver que uma das maiores imobiliárias americanas, a CENTURY 21, tem loja em Camboriú.

- Ver os navios dos cruzeiros que atracam em Porto Belo. Enfeita o mar e é um charme. A cidade, que também é um charme, se enche de turistas com chapéu e máquinas fotográficas. A prefeitura da cidade está construindo um novo e moderno pier para recebê-los melhor.

- O restaurante Du Cais em frente ao pier. Pega os turístas nos primeiros passos da chegada. E tem um pratão de camarão soltinho sensacional.

- O incoveniente local da casa noturna BALI HAI em Porto Belo. É no único e estreito acesso para todas as praias a seguir. É óbvio que a rua pára completamente a uma certa hora da noite. Não que durante o dia seja uma maravilha. Esse local está saturado enquanto não houver um acesso secundário para tanta gente que vai para Bombas/Bombinhas/Quatro Ilhas e Mariscal. Para se chegar a esse lindíssimo pedacinho de terra que forma um rabo de baleia dentro do mar é um verdadeiro inferno.

- A confeitaria Chuvisco continua sendo imbatível no seu doce de morango e nas suas tortas. Não sei porque não tem mais em Camboriú.

- Abelhas teimosas. Será que é porque as pessoas comem cada vez mais na beira da praia?

- Confesso que os lugares mais paradisíacos do litoral brasileiro deveriam rever as formas de exploração turística. Em alguns lugares deveria ser proibido entrar com garrafas pets e comida.

- A loja de decoração e cozinha Wahi no Balneário Camboriú Shopping. http://www.wahi.com.br.

- Um certo cheiro ruim na praia de Jurerê.

- A inacreditável garagem envidraçada de uma casa em Jurerê.

- A Pousada Felissimo na Praia dos Amores. http://www.pousadafelissimo.com.br

- A Ponte Hercílio Luz, eternamente em reforma. Não poderia ser usada apenas por pedestres?

- A BR 101. Ficando melhor, mas cada vez mais afunilada nos pontos que ainda não duplicaram.

- A volta dos Crocks nos pés de muitos catarinenses.

- O novíssimo Hotel Ibis em São José. A lado do Shopping Itaguaçú.

- A eterna lojinha MAR DOCE LAR e o CAFÉ DO LADO em Porto Belo e Bombinhas.

- O eternamente indicado Restaurante Berro d'água na praia de Zimbros. Aberto o ano inteiro e recomendado pelo Guia Quatro Rodas.

- O charmoso Café Treviolo no segundo piso da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi. A pedida é um capuccino acompanhado de um bolo de cenoura com cobertura de chocolate recém saído do forno.

- Pink Martini no ipod.

Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.