30 de jun. de 2009


ENTRE E FIQUE A VONTADE.

Vendo aquelas revistas de CASA - com letra maiúscula mesmo - que fazem a gente querer mudar tudo a cada edição, li uma matéria interessante que falava sobre "o melhor lugar da sua casa". Você tem um? Aquele sofá que dá pena de trocar porque tá no ponto e perdeu a "rigidez" formal da sua espuma? Aquela poltrona que já tem nome do proprietário nas costas? Aquela mesinha que não dá mais espaço pra nenhum vasinho ou enfeite porquê já tá cheia de controles remotos e porta-copos? 

Toda casa tem um cantinho especial. Às vezes pode ser o seu lado da cama com uma cabeceira só com as suas coisas. Pode ser uma rede de uma casa que não tem varanda e acabou combinando perfeitamente com o meio da sala. Pode ser até um cantinho na cozinha ou na copa. O que mais importa nessa história de ter um espaço aconchegante, só seu, ou dos seus, é que você é quem constrói. Ninguém inventa um cantinho desses de um dia para o outro. Ele tem que ser construído, elaborado e vivido. Digo isso porque canso de ver casas com cantos falsos, ambientes intocáveis que não mostram a vida e a alma dos seus moradores. E isso não quer dizer que você precisa encher a casa de porta-retratos pra colocar vida numa casa. 

Existem diversas formas menos cafonas e clichês de dar a cara dos moradores para esses cantinhos. Cada um faz do seu jeito. Cada um dá o "calor" necessário para a sua casa. Geralmente, os elementos que mais dão vida a uma casa são aqueles que mostram o dia a dia, a rotina, o uso. Um simples, criativo e bonito porta-chaves pode ser um excelente objeto de decoração. E ao mesmo tempo um "elemento vida" da casa. Um prato bacana que você resolveu não colocar na parede, também pode ser um excelente porta-chaves naquele aparador da entrada. Uma geladeira com os desenhos dos seus filhos são as obras de arte da sua cozinha. Revistas e livros que combinem com o morador ou que convidem uma visita a abri-los, também dão uma boa impressão. 

Você já teve a sensação de que um ambiente demorou até alguns anos pra ficar como você queria? Olhou pra ele e disse, agora sim tá do jeito que eu queria. Tudo isso, feito de forma natural e maturado com o tempo e o convívio, faz de qualquer cantinho um convite. Eles vão dizer em alto e bom som pra você: entre e fique à vontade. Pode entrar, a casa é sua. Você ouve isso da sua casa? 

Então retiro o que disse na primeira linha desse texto. Veja todas as revistas do mundo e não tenha vontade de trocar tudo a cada edição. Coloque apenas um "pinguinho" de vida, arte e amor na sua casa a cada edição dessas revistas. Inspire-se em você.

Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.