2 de jun. de 2009


EM 2014

2014. Quatro anos depois. Provavelmente já estaremos no terceiro veraneio no Pacific. Será que o Dunga aguenta até lá? Ano de Copa do Mundo no Brasil e em Porto Alegre! Com metrô? Com vias "desentupidas", viadutos e estádios de primeiro mundo? Cuidado. A cidade que muito discute suas obras deve começar a seguir seu cronograma de melhorias prometidas. E cronogramas não permitem plebiscitos nem votações populares. É fazer ou fazer.

Vai ter Copa do Mundo em Porto Alegre. E não é Fórum Mundial. É Copa do Mundo. É tecnologia, transmissão de imagens para o mundo todo, fama, canteiros gramados e floridos, ruas sem buracos, com lixeiras, segurança... O mundo de olho no Brasil, mesmo que estejamos vendo e falando só de futebol. Colocar a sujeira pra baixo do tapete, nem pensar. Esse evento geralmente acontece em grandes cidades do primeiro mundo. Aquele mundo mais limpinho, sem sujeira na rua e tiroteios parecidos com ofensivas militares nas favelas. Mas sejamos otimistas.

E o que conseguiremos fazer nesse período de quatro anos? É bastante tempo. O Pacific já vai estar pronto e cheio de vizinhos.  A Laura vai estar com onze anos, a Nikita continuará com o mesmo tamanho e mais alguns pelos prateados, nossa sobrinha Duda, que é doida por futebol, certamente vai a todos os jogos e pode virar figurinha carimbada nas transmissões de televisão. Pensando bem, o Pacific vai ser um paraíso nessa época. A maioria dos moradores deve gostar de futebol e vai ficar por Porto Alegre. Já pensou na tranquilidade daquele lugar em plena Copa acontecendo na capital?

Então, que tudo dê certo. Que venham Galvão, Ronaldinhos, Dunga e companhia. Porto Alegre vai estar mais linda do que já é. O povo é lindo, o Beira Rio vai ser palco de grandes espetáculos, as vias vão estar desafogadas, os hospitais vão continuar com filas do SUS, as favelas vão estar muito bem disfarçadas, as praças vão estar mais seguras, carros não serão mais roubados em plena luz do dia, o MacDinhos e seu chão de lama não vai mais estar ali na frente do Gigantinho, a avenida Beira Rio vai estar totalmente duplicada, as nossas cadeias vão continuar sendo um exemplo para o país, as pontes do Dilúvio vão virar cartões postais sem ninguém morando embaixo. Tanta coisa vai melhorar!

E eu lá. fazendo um churrasquinho na cozinha/sala mais linda do Pacific. E chamando a Maga (que me inspirou a escrever esse post) e a família pra almoçar por lá. Mas peraí. A Maga tem dois filhos fanáticos por futebol e mais o maridão. Putz. Acho que sobrou caminhar na praia com a Nikita.

Nenhum comentário:

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.