


PRAIA OU MONTANHA?
Na dúvida, fique com os dois.
É o que você pode fazer subindo
a estrada recém asfaltada do Morro
da Borússia em Osório. O Morro vai deixar
de ser conhecido apenas como o "das antenas"
para entrar na lista dos pontos turísticos
mais lindos do Estado.
O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, oficializou em 10 de outubro de 2008 a construção do Mirante do Morro da Borússia.
Depois de concluído, o mirante vai oferecer aos visitantes não somente uma simples vista do parque eólico, mas sim visão bastante amplificada. A plataforma possibilitará a visualização de 360°, será possível observar todo o Parque Eólico, todo o complexo das lagoas do município, a visibilidade total de Tramandaí, Capão da Canoa e outras cidades da região litoral norte do estado. Além de uma visão nas laterais e posteriores ao morro de Osório.A vista estará integrada com o meio ambiente e contará com um centro de informações turísticas e ecológicas direcionadas a mata Atlântica, educação ambiental e tecnologias renováveis.
Será uma edificação com uma plataforma de 50 metros quadrados com altura equivalente a quadro andares e que não passará desapercebida pelas pessoas que trafegam na BR 101, Estrada do Mar e RS 030.
O projeto é uma das medidas compensatórias pelo impacto ambiental da instalação do parque eólico do município e extremamente importante para o desenvolvimento e planejamento turístico do município. Ele está inserido dentro do contexto do morro. É uma obra que vai proporcionar um enorme diferencial em relação ao morro, um impacto positivo. Até 2011 toda a obra que abrigará também o centro de informações turísticas e ecológicas estará concluída.
O projeto do mirante (primeira etapa) já em fase de construção levará em torno de 180 dias para ficar pronto. A plataforma terá o custo de R$ 90 mil para a prefeitura. Os outros R$ 500 mil representam a contrapartida ambiental do Parque Eólico.
Em 2010 será concluído o Centro Institucional que abrigará serviços, banheiros, cafeteria, informações sobre o Parque e também sobre a Mata Atlântica. Ao descer do mirante, o visitante também poderá utilizar-se das trilhas ecológicas que vão ser mais um atrativo do local.

Nenhum comentário:
Postar um comentário