14 de dez. de 2010

PALAVRAS DO SR. FISCHEL.




Prezado Cláudio

Sou leitor assíduo do teu blog, uma forma de nós da Báril entendermos mais os anseios de nossos clientes do Pacific.

Hoje pela manhã deparei-me com texto teu, como sempre brilhantemente redigido, DOCE OU SALGADO. Não posso deixar de fazer a ti e aos inúmeros leitores do teu blog e proprietários do Pacific algumas observações.

Que bom que o Pacific2010 é feito por pessoas do bem. A Báril também é do bem e o princípio das pessoas do bem é a compreensão da vida no seu sentido mais amplo, em respeito aos valores que dignificam o ser humano. Há que se ter muita noção da realidade, como tu dizes no teu texto, há que se ser desconfiado, há que se ser feliz, há que se confiar, há que se sobreviver a perdas, enfim...

Sei que tu és um homem que acompanha, até por força da tua profissão, as notícias que são veiculadas nos meios de comunicação. Então deves estar cansado de ler sobre os problemas que a indústria da construção está sofrendo no Brasil inteiro: falta de material, falta de mão de obra minimamente qualificada, exigências quase que absurdas em termos de segurança do trabalho e outras menos relevantes. Deves ter conhecimento também que o atraso médio das obras no Brasil entre as grandes construtoras é de 6 a 12 meses, existindo casos de atrasos superiores a 18 meses.

Também sabes Cláudio, que Xangri-lá nos últimos anos sofreu um crescimento muito acima da média dos demais municípios do litoral norte. Hoje em dia não existe desemprego em Xangri-lá. Se se precisa de um engenheiro, não tem. Uma empregada doméstica, não tem. Um pedreiro que saiba minimamente os fundamentos da profissão, também não tem. Nem vou falar de azulejistas, nem de pintores, até porque mais raros ainda.

Certamente nossos clientes não sabem que perdemos muitos dias este ano no Pacific por falta de alguns materiais básicos para uma obra, por exemplo, o cimento. Houve momentos em que não existia cimento no Rio Grande do Sul, bem como só conseguimos receber cerâmicas pro nosso empreendimento no mês de outubro. Em abril encomendamos os pisos e azulejos da CECRISA para nos serem entregues em agosto; em junho nos informaram que só poderiam entregá-los em janeiro de 2011. Saímos desesperados atrás destes produtos e acabamos substituindo-os por outros, da Eliane, muito acima das nossas especificações, que só conseguiu nos entregar o material em outubro.

Temos enfrentado toda esta ordem de problemas tratando de administrá-los da melhor forma possível, com obstinação, movidos principalmente pela nossa responsabilidade com nossos clientes.

Sofremos muito com o atraso que acabou ocorrendo. Somos como tu pais de família e sabemos o significado para todos de férias ansiosamente esperadas. O que está acontecendo em termos de atraso extrapolou a nossa capacidade de administrar esta questão. A Báril sempre entregou seus empreendimentos rigorosamente na data contratada. O Pacific é uma exceção no seu currículo, por força desta mesma conjuntura já referida que afeta indistintamente todas as construtoras do Brasil.

É preciso que compreendas que a Báril, envolvida e preocupadíssima na entrega das casas, não está em condições de dar o devido valor a questões como a limpeza do Clube. Isto cabe à Administração do Condomínio e quero te informar que em reunião realizada na semana passada estes assuntos foram tratados e as providências quanto a equipe de limpeza já estão tomadas pela Adsel. Isto inclui a questão da água da piscina térmica, a pracinha, etc.

Quanto a quadra de padlle, quadra poliesportiva, gourmeterias que estão “quase” prontas, gostaria de te esclarecer que o nosso prazo de final de dezembro também está “quase” chegando. Certamente até o final de dezembro estas obras estarão todas prontas.

Quanto a pracinha quero esclarecer que ela foi entregue totalmente concluída em novembro passado. Ocorre que adolescentes moradores a destruíram no primeiro fim de semana, prá espanto da própria segurança do condomínio e de alguns condôminos, impressionados com as atitudes pouco civilizadas destes jovens. Fomos obrigados a refazer os bancos dos balanços, as correntes dos mesmos que foram arrebentadas e a trocar alguns estofados do “web space” que foram simplesmente rasgados.

Tens razão quanto a limpeza do Condomínio. Só quero te dizer em relação a isso que temos uma deficiência de cerca de 70 serventes e profissionais em nosso empreendimento. E enfrentamos todos os dias uma espécie de “Escolha de Sofia”: priorizamos a entrega das casas ou a limpeza geral?

Cláudio teus “drops” são sim “salgados” e “amargos”, mas isto faz parte da vida, até mesmo das pessoas de bem, como nós. Da nossa parte estamos enfrentando estes problemas da única forma que sabemos fazer: trabalhando, tratando de resolvê-los com seriedade e dentro dos nossos princípios éticos e morais e, principalmente, não fugindo das nossas responsabilidades.

Estamos diariamente atendendo nossos clientes, oferecemos a quem tivesse problemas sérios com o atraso a possibilidade de troca por casas prontas que temos em estoque, embora isso fosse um péssimo negócio para nós. Estamos diuturnamente tratando de resolver os problemas provocados por toda esta situação de dificuldades e com a cara e o coração aberto pela certeza de estarmos sendo rigorosamente honestos e responsáveis com nossos clientes.

São dias difíceis que temos pela frente e precisamos da compreensão, muitas vezes impossível, sabemos, dos proprietários do Pacific. Mas temos certeza que o atraso de 15 dias, de 30 ou até de 90 dias, em alguns casos foi inevitável da nossa parte. Só não foi maior por força da nossa obstinação em buscar o melhor para nossos clientes.

Mas temos certeza que, muito brevemente a vida no Pacific será menos cinzenta e o “doce” substituirá o “salgado”, a alegria minorará a frustração e o objetivo da Báril de proporcionar aos seus clientes um maravilhoso produto terá um final feliz.


Fischel Báril

3 comentários:

Antônia disse...

A Báril se mostra tão eficiente através de palavras que na prática tudo vai por água abaixo. Quando não entregam no prazo, eles enrolam, enrolam, enrolam, inventam mil e um motivos pela não entrega das casas e quando entregam está tudo mal acabado, torto, tudo muito diferente do que foi visto e prometido antes da compra.
Quanto a esses adolescentes que destruíram a pracinha, e o web space(que muitos moradores nem sabiam que ja estava pronto), deveriam ser punidos, aonde estava a segurança nesse momento? O Pacific só era bonito e perfeito no momento que nós moradores, estávamos prestes a fechar negócio, depois que fechamos o descaso foi total.

Unknown disse...

Gostaria de dizer que, a alta da construçao civil nao surgiu de agora. Quando o empreendimento foi lançado , já se sabia disso.Todos sabem do BUM da contruçao civil, pergunto...se nao pagamos nas datas combinadas, sofremos multas e juros. E agora, qual será a multa pelo indevido atraso? Nada justo, as penalidades serem unilaterais, a Báril irá alugar casas para nosso veraneio? Atraso de 90 dias...acabou o veraneio, parece simples, mas um atraso no pagamento de 90 dias, certamente nao seria tao simples.
Viviane Abreu

hilda disse...

Nossa casa foi entregue com exatos 10 meses de atraso (mais do que uma gestação humana!)e sem qualquer multa pelo atraso.Durante este período também recebemos várias explicações, que nos deixavam cada vez mais tristes. E, além do atraso, com vários defeitos... Por exemplo, as paredes são tortas, a "grama" da área dos fundos é um "capim", o ralo da área dos fundos é bem mais alto que o terreno e mal posicionado, não havia "furo" na laje para saída da tubulação de ar condicionado, etc... Mas, apesar de tudo, já pudemos desfrutar da casa em dezembro de 2010. E foi uma semana bem legal!

Inscreva-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.